quarta-feira, 20 de abril de 2011

António Pedro Lopes e Gustavo Ciríaco





António Pedro Lopes (Ponta Delgada, 1981) é performer, autor de espectáculos, e director artístico da ONE LIFE STAND. Vive nómada e trabalha internacionalmente.
Licenciado em Teatro pela Universidade de Évora, estudou também Coreografia no Fórum Dança (Lisboa) e Teatro Musical no Novo México, Estados Unidos. Várias bolsas de estudos levaram-lhe a Nova Iorque, Milão, Paris, Viena e Rio de Janeiro para continuar os seus estudos em dança e teatro. Trabalhou em espectáculos com Jérôme Bel, João Fiadeiro, Miguel Pereira, Marco Berrettini, Tommy Noonan, Gustavo Ciríaco, Virgule Performing Arts (Irão) entre muitos outros artistas. A par de diversas criações em nome próprio, António co-assinou espectáculos colaborativos com Gui Garrido, Monica Gillette e Marianne Baillot.
Depois de ter participado em Skite/S&T Paf 2007,António partilhou a direcção artística de S&T/Skite Porto 2008 no Teatro Nacional São João(sweetandtender.org). Ensina regularmente workshops de pesquisa em diferentes contextos e instituições em Portugal, França, Suíça, Brasil, Holanda. Em 2011, António Pedro Lopes é artista em residência do Centro LES RECOLLETS em Paris.




Gustavo Ciríaco (Rio de Janeiro, 1969) inicia-se nas Ciências Políticas e deriva para a dança e criação de obras contextuais. Segue pela Europa, Ásia e América Latina, em projetos, workshops e parcerias artísticas em diversos contextos. Imersos nas condições que envolvem um determinado contexto, e na produção (com)partilhada de realidade e ficção, os seus trabalhos apresentam-se como sensíveis, quotidianos, presentes. Destacam-se, Still – sob o estado das coisas (2007), Prêmio APCA de melhor concepção de dança de 2007; Nada. Vamos ver (Prêmio Funarte Klauss Vianna), selecionado para a residência artística Les Recollets, em Paris e co-produzido pelo SESC São Paulo e Culturgest, Lisboa; Eles vão ver, o seu mais recente espectáculo, contemplado pelo projeto Rumos Itaú Cultural 2010; e a sua obra Aqui Enquanto Caminhamos (2006), estreada no festival Alkantara e vista em mais de 20 cidades europeias, integrante da exposição Art and Dance since the 60's, da Hayward Gallery, em Londres.Como mentor, professor e palestrante actuou no Brasil, Chile, Espanha, França, México, Uruguai, Portugal e Alemanha. Em 2011, Gustavo é curador convidado do Chelsea Theatre (Londres) e artista em residência da ZDB (Lisboa). Em 2011/12 Ciríaco é artista convidado do Visiting Arts, no projecto One Square Mile, em Londres.

Sem comentários:

Enviar um comentário