quarta-feira, 20 de abril de 2011

Drifting /Em Deriva

derivar

1. Andar devagar, sem objetivo ou casualmente
2. Mover-se involutariamente para uma certa situação ou condição
3. Divagar ou distrair-se para outro sujeito.
4. Movimento lento de um lugar para outro.

Em Deriva é uma proposta de colaboração entre os artistas Gustavo Ciríaco (Brasil) & António Pedro Lopes (Portugal). Este projeto contextual leva os artistas a diferentes cidades para mapear os afetos que correm nessas cidades através de diferentes tipos de encontro. Seguindo uma lógica episódica, cada cidade é um novo capítulo neste exercício viajante que cria pontes entre pessoas e lugares.

Em Deriva inspira-se no livro Cidades Invisiveis de Italo Calvino, no qual uma história particular descreve uma vila onde se vê linhas de diferentes cores conectando os seus habitantes, exibindo, cada uma delas, os afetos que correm através daquela pequena comunidade. Um laço de amor em cor vermelha forte aparece indo de uma janela a outra no fim da rua, de um amante para o outro. Amizades, laços de família, relações de trabalho, assim como de ódio, distância, platonismo, empatia, repulsa ou medo se tornam visíveis através dessas linhas que cruzam a cidade. Elas dão forma a uma invisível rede de afetos, a histórias e vidas compartilhadas, através dos espaços físicos que essas pessoas habitam na cidade.

Com essa cidade imaginária de Calvino em mente, começamos a pensar como seria explorar essa situação numa cidade contemporânea. Como colocar o contexto no centro para gerar deslocamentos da experiência de uma cidade para o texto, da sua percepção para a imagem, da sua realidade para a ficção, e finalmente da sua documentação para a criação de uma performance? Como conseguir conversar com a cidade para desvendá-la e a ver sob sua fachada?

Sem comentários:

Enviar um comentário